Explorar e investigar
Nessa etapa, o aluno tem a oportunidade de aprender, de conhecer e de descobrir o mundo a sua volta e, com isso, perceber o quão vasto é o seu espaço e qual o seu papel nele. É importante que ele tenha liberdade de se expressar e de ser ouvido, pois assim cresce sabendo interagir socialmente. Aqui, o aluno começa, mesmo que inconscientemente, a vivenciar pequenos desafios e a construir seu repertório fora da família.
Pensar e analisar
Uma etapa que inicia o desenvolvimento do diálogo, do pensamento crítico e da percepção das diferenças. O aluno começa a se descobrir e a entender sentimentos, saindo, portanto, da fase exclusivamente corporal. Com isso, vai surgindo uma nova capacidade de raciocinar, tornando-o capaz de compreender as relações de causa-efeito e de controlar as emoções. Imaginação e fantasia, tão presentes nesta etapa, são essenciais para processo de amadurecimento psicológico e emocional.
Decidir e resolver problemas
Nessa etapa, o aluno desenvolve o pensamento lógico, analítico e sintético, nos quais são encontradas as respostas aos seus questionamentos. Aqui, ele já compreende a importância de adquirir conhecimento para construir seu futuro. Começa a ver o mundo de fora, a experimentar novos sentimentos e a buscar novas experiências e situações. Sabe o valor de fazer parte de um grupo e a importância de relacionar-se, tendo pontos de apoio e pessoas como referência. Possui habilidades para criar projetos, resolver situações e problemas. Essa fase é a fase em que o Colégio serve de orientação e parceria para que ele possa ter total autonomia na fase adulta.